A Brigada Príncipe da Beira,sediada em Porto Velho (RO), terá como prioridades de atuação a região da Serra do Divisor no Acre.
A 17ª Brigada de Infantaria de Selva deu início, na manhã desta segunda-feira, a uma nova operação militar de combate a ilícitos fronteiriços enquadrada numa grande ação integrada entre diversos órgãos sob coordenação do Comando Militar da Amazônia, sediado em Manaus (AM). Centenas de militares – equipados com helicópteros do Exército, embarcações de combate e viaturas militares– foram enviados para patrulhar a faixa de fronteira na divisa com a Bolívia e o Peru. A operação está inserida no contexto da intensificação da presença da Força Terrestre na Faixa de Fronteira, com prioridade para o combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais na região.
A Brigada Príncipe da Beira,sediada em Porto Velho (RO), terá como prioridades de atuação a região da Serra do Divisor no Acre. O trecho estende-se por diversos municípios na faixa de fronteira. Antes de deflagrar a ação, o Comando Militar da Amazônia, por meio dos canais competentes, informou aos governos boliviano e peruano acerca da mobilização na região e convidou os países vizinhos, inclusive, a enviarem observadores.
Além da estrutura de combate que integra a linha de frente da operação, existe aparato logístico, que dá o apoio necessário, empregando homens em atividades como transporte, saúde e alimentação. Parte dos militares dedica-se também à realização de atividades cívico-sociais, em apoio a comunidades carentes.
A Operação Traíra terá ainda o reforço de diversas agências governamentais nos níveis municipal, estadual e federal – entre as quais o Ibama, o ICMBio (Instituto Chico Mendes), a Funai, oIMAC (Instituto do meio ambiente do Acre),além da Polícia Federal – que elevarão o efetivo total de profissionais empregados. Setores de segurança pública estaduais e municipais, como polícias militares e civis, também foram mobilizados para atuar na operação.
Ações Cívico-sociais
Além do combate aos crimes na região de fronteira, a Operação Traíra promove ações cívico-sociais (Acisos), com o objetivo de levar o atendimento médico-odontológico aos locais carentes, além de contribuir para a melhoria de vida nesses locais, com palestras instrutivas e apresentações da Banda de música.
Fonte: Assessoria
Fonte: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário